O artista espanhol Vermibus é um verdadeiro mito da street art. Seus trabalhos não são exatamente legais (em termos jurídicos) e acabaram tornando-se o terror das mídias publicitárias expostas na rua.
Apesar de ter nascido na Espanha, Vermibus reside e desenvolve seus trabalhos em Berlim, na Alemanha.
Desde que chegou à cidade alemã, o artista vem “roubando” cartazes publicitários ao redor do mundo e os transformando em imagens de morte e decadência.
Tudo é feito com pinceladas bem pesadas que marcam o estilo de seu criador. O mais interessante é que, após concluir suas obras, Vermibus devolve os cartazes para o mesmo lugar onde estavam originalmente posicionados. Confira mais detalhes no vídeo abaixo:
[su_vimeo url=”https://vimeo.com/83356219″]VIDEO[/su_vimeo]
De acordo com o próprio artista, ele desenvolve esse trabalho em cima das peças de publicidade na rua por ser algo vantajoso somente para o anunciante, consequentemente sendo desvantajoso para o cidadão. Isto pois, uma vez que o anúncio é colocado em um determinado lugar público, é praticamente impossível que as pessoas não sejam impactadas por ele.
Vermibus reforça que sua arte é uma forma de passar uma mensagem filosófica direta às pessoas, mostrando como ser, o que ter e como viver.
O artista justifica que em todos os outros meios publicitários o espectador tem a oportunidade de remover o anúncio, seja desligando ou trocando o canal da televisão, fechando o banner ou saindo de um determinado site ou trocando a estação de rádio.
Agora, num espaço público, não há essa opção de remover os anúncios e ainda por cima praticamente não há regulamentação legal quanto à isso. Por isso, ele desenvolve este trabalho, para questionar essa questão publicamente.
Mas, nem sempre Vermibus trabalhou com este tipo de arte. Antes dessas intervenções, ele trabalhou também com outra forma de street art, o graffiti.
A mudança no estilo veio por que o artista considera que há muitas barreiras no universo do graffiti, sendo um mundo muito fechado e que possui uma comunicação mais de artista para artista do que do artista para o cidadão.
O conceito principal do trabalho de Vermibus é quebrar todos os tipos de barreiras e fronteiras artísticas através das suas criações. Por isso, veio a mudança no estilo.
Voltando para as obras do artista, como já dissemos, elas são feitas em cima de cartazes publicitários.
Após retirar as peças publicitárias do lugar em que foram colocadas, ele as leva ao seu estúdio e as transforma usando solvente para apagar os rostos e deformar a carne, a pele e os corpos dos modelos que aparecem nas fotos. Ele também remove os logos das marcas anunciantes.
O gesto de apagar as imagens com solvente é similar ao processo de pintura, mas de uma forma diferente. O processo é o mesmo, mas com a diferença de que não há adição de cores sobre tela para criar uma imagem.
Ao invés disso, Vermibus remove as cores de uma imagem fotográfica que já existe para criar uma nova obra com novos personagens.
É como se os modelos da foto original passassem por uma mutação. Alguns deles voltam como fantasmas, múmias ou com maquiagens tribais.
Este processo evoca a arte do vodu que utiliza elementos humanos como o cabelo ou os dentes para criar esculturas antropomórficas.
A arte de Vermibus começa e termina na rua, desempenhando um papel muito importante para a sociedade em geral, o de gerar uma reflexão sobre estereótipos e coisas que são impostas às pessoas.
Ao desumanizar as figuras e retirar aqueles corpos perfeitos das fotos originais, o artista busca encontrar a aura e real personalidade da pessoa, coisas que foram perdidas em nome da estética.
Assim, os cartazes com modelos que eram algo totalmente banal perante o meio em que se encontravam, saem do trivial e passam a ser notados pelas pessoas.
Eles deixam de ser parte do fundo para se tornarem protagonistas, destaques dentro do espaço público.
Então, se você também pirou no trabalho sensacional de street art de Vermibus, se liga nos vídeos dele no Vimeo, no perfil dele no Tumblr, na fanpage do Facebook e nas fotos iradas que ele posta no Instagram.