“Criar um jogo é um puro caos”. Essas são as palavras de Eric M. Lang, designer, criador e ilustre desenhista de jogos. Se você não conhece esse mundo, prepare-se, você vai se viciar!
Canadense de nascença e quase um brasileiro de coração, Eric M. Lang é um dos maiores designers e criador de jogos da atualidade.
Dono de traços e ideias únicas, foi visto como um revolucionário desde seus primeiros esboços. E não poderia ser diferente, seu primeiro grande jogo publicado foi nada mais nada menos que “Lord of the Rings: The Confrontation”, um jogo de duelo e com uma das temáticas mais fantásticas da literatura mundial.
Com o passar do tempo, Eric foi crescendo e aprendendo mais do mercado de board games. Após 15 anos de experiência e tendo mais de 100 jogos publicados com mecânicas inovadoras e artes emblemáticas, ele foi introduzindo muitos fãs ao universo do jogos de tabuleiro.
O seu principal forte, como ele mesmo diz, é o foco na imersão do jogador ao universo proposto. Ao jogar algum jogo publicado por ele, você se sente dentro do mundo em que se passa a trama, seja representando personagens icônicos como Darth Vader e a trupe de Star Wars, ou até mesmo aniquilando vilas vikings.
É impossível não se apaixonar pelo universo dos seus jogos.
Ao todo, existem centenas de mecânicas de board games, como work placement, variable player powers, deck building, etc. Eric M. Lang já lançou jogos em quase todas essas mecânicas, sendo algumas mais famosas, e outras nem tanto.
Mas com o foco na arte e no desenvolvimento, ele cativou muitos fãs.
A Game of Thrones: The Card Game
Com sua carreira já sendo consagrada, o designer conseguiu pegar uma licença fantástica e criou uma arte belíssima para um tema fortíssimo!
Arcadia Quest
Já em seu ano de ouro, 2014, Eric lançou um dos seus maiores sucessos até hoje.
Com miniaturas fantásticas, uma arte invejável e uma mecânica cativante, Arcadia Quest é quase uma obrigação para colecionadores.
XCOM: The Board Game
A história já é mundialmente conhecida, e o que Eric M. Lang fez foi dar aquele toque de genialidade, colocando traços futuristas e mecânicas desafiadoras.
XCOM foi um dos primeiros board games com link para aplicativo no celular, outra novidade que ele aprimorou.
E seu último lançamento, Blood Rage
Este é, na minha opinião, uma perfeição em forma de jogo. Com uma arte inigualável, ele conseguiu trazer todos os amantes da cultura nórdica para a mesa. Explorando todo o vasto campo da cultura viking, este jogo extremamente imersivo apresenta um lado artístico de arrepiar.
Não é a toa que os nórdicos dizem: “Toda glória para os que morrem em batalha, Viva Valhala!”
DICA:
Para conhecer melhor os trabalhos do Eric M. Lang, sugiro que comece por “Quarriors”.
É um excelente jogo, de mecânica simples, arte fantástica e um pequeno passo para o seu mundo de vício!