Titi Freak, dos Quadrinhos à Street Art

LinkedIn

Um dos artistas de rua brasileiros que a gente mais curte é o grande Titi Freak, que já está em atividade a mais de 20 anos levando sua arte para as ruas do mundo todo.

titi freak graffiti sp street art (19)

Hamilton Yokota, o verdadeiro nome de Titi Freak, nasceu em 1974, em São Paulo, e desde que começou sua carreira nas ruas em meados dos anos 90, tornou-se um dos nomes mais respeitados da street art nacional.

Mas o que chama mais a atenção é que as origens artísticas do cara foram totalmente inusitadas e bem diferentes da maioria dos grafiteiros.

titi freak graffiti sp street art hamilton yokota (1) titi freak graffiti sp street art hamilton yokota (2) titi freak graffiti sp street art hamilton yokota (3)

O desenho é uma paixão de Titi Freak desde sempre, e foi que o fez começar a trabalhar com histórias em quadrinhos quando ainda era uma criança, por volta dos 13 anos de idade.

Sua mãe rapidamente percebeu o talento do menino e o encaminhou para um dos maiores (senão o maior) estúdio comercial de quadrinhos do Brasil, o estúdio do grande Maurício de Souza, que dispensa qualquer apresentação.

titi freak graffiti sp ilustração desenhos (3) titi freak graffiti sp ilustração desenhos (4) titi freak graffiti sp ilustração desenhos (5) titi freak graffiti sp ilustração desenhos (11)

Ali, ele foi se desenvolvendo e apurando suas técnicas e conhecimentos, ganhando cada vez mais prestígio dentro do meio das HQs.

Nessa época, ilustrou quadrinhos do próprio Maurício de Souza, além de páginas de HQs consagradas internacionalmente da Marvel e da Disney.

titi freak graffiti sp ilustração desenhos (10) titi freak graffiti sp ilustração desenhos (2)titi freak graffiti sp ilustração desenhos (9) titi freak graffiti sp ilustração desenhos (8)

Entre os anos de 94 e 95, ele atuou como designer gráfico e ilustrador independente, expandindo seus interesses para vários outros tipos de mídia.

Sua habilidade artística chamou a atenção de diversas agências de publicidade, o que lhe rendeu jobs para grandes clientes como Nike, Adidas, New Era e Eckó Unlimited.

titi freak graffiti sp street art publicidade comercial produtos (1) titi freak graffiti sp street art publicidade comercial produtos (2) titi freak graffiti sp street art publicidade comercial produtos (3)

E já que mencionamos 1995, este é um ano precioso na história de Titi Freak. Isto por que, foi justamente em 95 que ele teve o primeiro contato com o graffiti.

Foi um caso de amor à primeira vista, onde ele percebeu que as ruas da cidade eram o local perfeito para que pudesse “se livrar” de amarras e vícios que os briefiengs impunham ao seu trabalho.

titi freak graffiti sp street art (15) titi freak graffiti sp street art (16) titi freak graffiti sp street art (17) titi freak graffiti sp street art (22)

A partir daí, as técnicas e a cultura do graffiti fizeram com que o artista encontrasse a sua essência e desenvolvesse o seu verdadeiro estilo de pintura.

Nas ruas de São Paulo, sua cidade natal, Titi Freak conseguiu integrar e mesclar perfeitamente a excelência de sua técnica com o espírito de improvisação que a megalópole impõe.

titi freak graffiti sp street art (11) titi freak graffiti sp street art (18) titi freak graffiti sp street art (20) titi freak graffiti sp street art (21)

Suas obras possuem um traço bem marcante de desenho e uma versatilidade técnica de pintura incrível.

Olhando seus trampos, dá pra perceber que a arte de rua de Titi Freak traduz os sentimentos e os momentos pessoais do artista, além de outros temas mais diversos como o caos, formas estranhas, influências vindas de outras culturas, a natureza e alguns sonhos que remetem ao surreal.

titi freak graffiti sp street art (1) titi freak graffiti sp street art (3) titi freak graffiti sp street art (4) titi freak graffiti sp street art (10)

Entre suas influências e inspirações para criar, podemos dizer que ele busca referências no imaginário da moda, dos quadrinhos e mangás, da low brow art e da cultura japonesa em geral.

Porém, como um amante e conhecedor da arte como um todo, Titi Freak não para por aí e também aprecia bastante um Matisse, um Picasso e um Portinari, alguns de seus ídolos na pintura.

titi freak graffiti sp ilustração desenhos (1) titi freak graffiti sp ilustração desenhos (6) titi freak graffiti sp ilustração desenhos (7)

Ou seja, o estilo de Titi Freak é bem híbrido e caminha confortavelmente entre a arte contemporânea e o pop. Esta mistura confere à sua obra muito carisma e personalidade, fazendo com que um público de várias idades e procedências se interesse pelo seu trampo.

Atualmente, o artista explora também outros trabalhos além do graffiti. Suas telas e ilustrações são insanas e os trabalhos comerciais continuam a todo o vapor, mas de uma forma muito mais “solta” e autêntica!

titi freak graffiti sp street art (9) titi freak graffiti sp street art (12) titi freak graffiti sp street art (2) titi freak graffiti sp street art (5)

Todo esse talento garantiu que Titi Freak mostrasse suas criações nos principais centros artísticos do mundo como Londres, Madrid, Paris, Tokyo, Osaka, Nova York, Los Angeles, Vancouver, Berlin, Amsterdam e, claro, em São Paulo, no MASP.

Enfim, para conhecer mais sobre o trabalho sensacional desse grande nome da arte brasileira, siga Titi Freak no Facebook e no Instagram!

titi freak graffiti sp street art (8) titi freak graffiti sp street art (13) titi freak graffiti sp street art (14) titi freak graffiti sp street art (6) titi freak graffiti sp street art (7)

LinkedIn

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.