O Projeto Imaculados é um trabalho fotográfico muito legal desenvolvido por Rafael Aguiar com o objetivo de propor uma série de reflexões internas e sobre a liberdade.
Rafael Aguiar é um fotógrafo bem criativo e que vem desenvolvendo um trabalho super interessante.
Nós já falamos sobre o seu Projeto GIZ anteriormente (veja AQUI) e, dessa vez, destacaremos o Imaculados.
A ideia do projeto é refletirmos sobre os papéis, os sentimentos e as expressões. A sensação que temos é da mais pura liberdade.
O Imaculados consiste basicamente de homens nus vestidos de noiva.
Para o trabalho, o fotógrafo procurou deixar os homens o mais à vontade possível para que pudessem expressar os seus sentimentos por meio de uma vestimenta.
Rafael buscou pela captação da intimidade daquele momento específico em que a foto foi tirada para transparecer o conceito por trás do projeto.
Separamos algumas palavras do próprio idealizador do projeto em que ele conta um pouco sobre o que o inspirou:
“Eu sempre vivi rodeado por mulheres. Desde criança, sempre amei o universo delas, suas lutas, seus amores, seus sonhos, e sempre odiei o machismo e a intolerância. De alguma forma eu precisava expor isso.”
Rafael continua sua linha de raciocínio explicando mais sobre o conceito do Imaculados:
“O homem tomando posse do que, a princípio, pertence tão somente ao universo feminino. Um ícone, a representação da pureza. Desconstruir tudo que foi construído em cima do vestido, sem culpa.”
Ele explicou também que a liberdade é a chave e a essência do projeto:
“É interessante perceber que essa liberdade (de ficar nu e se vestir de noiva) transcende aquilo que poderia ser constrangedor. Ao término do ensaio, os IMACULADOS sempre deixam um registro escrito do que significou pra eles vivenciar, mesmo que por um tempo, algo restrito às mulheres.”
Então, se você curtiu o conceito e a proposta do Imaculados, dá uma olhada na fanpage lá do Facebook pra acompanhar todos os detalhes do projeto.