O trabalho dos artistas Sainer e Bezt, que juntos formam o Etam Cru, vem ganhando destaque internacional nos últimos anos. Suas obras chamam a atenção por diversos fatores que falaremos no decorrer do post.
A dupla de artistas da Polônia inicialmente ganhou destaque devido aos seus trabalhos espalhados pelos muros de vários países do Leste Europeu.
Os murais do Etam Cru costumam ser enormes e geralmente possuem elementos surreais, algumas místicas e simbolismos folclóricos da Europa Oriental, um certo tom de sarcasmo e uma pegada mais humorística.
Este vídeo aqui é bem legal, em que eles mostram o processo de criação de um mural chamado “Monkey Business”.
As cores usadas pela dupla também são marcantes, tornando-se uma das características mais fortes dos artistas poloneses.
Quando juntamos todos estes elementos (as cores, o tamanho dos murais, o surrealismo e o humor),temos como resultado muros monótonos se tornando cheios de vida, com imagens de arrepiar!
O trabalho do Etam Cru “fez barulho”, o que abriu várias portas para sua arte. Isto possibilitou com que a dupla pintasse murais pelas ruas de vários outros países, como Estados Unidos e Portugal.
Agora, outro fato muito interessante é que a dupla não se limita somente à pintar murais. O seu talento também pode ser conferido em algumas pinturas indoor.
Nestes trabalhos, a essência permanece a mesma das ruas, porém é transferida para telas produzidas em estúdio desenvolvidas para serem expostas em ambientes fechados.
Seja nos murais ou no indoor, o fato é que o trabalho do Etam Cru é sinistro!
O talento dos caras é impressionante e a gente adora!
O mundo abre as pernas para Etam Cru