O Estilo Híbrido e Atemporal Espetacular de Rafael Silveira

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

As ilustrações e pinturas em tinta a óleo e acrílico do artista Rafael Silveira possuem uma forte influência estética das artes gráficas e dos cartoons, o que torna o seu trabalho único e bem característico.

rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-8

Rafael vive e trabalha em Curitiba e possui um estilo que chamou muito a nossa atenção.

Ele é artista plástico e possui um vasto conhecimento em artes gráficas, daí o senso estético das suas obras.

A marca característica de Rafael é mesclar a arte clássica com diferentes estilos, temas e técnicas, incorporando elementos mais modernos e contemporâneos.

Em várias obras, também percebemos uma forte influência do cartoon.

rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-26 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-7

As ilustrações de Silveira despertam diversos sentimentos no espectador. Ao mesmo tempo que elas chegam a ser fantasmagóricas, também passam a sensação de harmonia.

Por falar nisso, a atmosfera fantasiosa e sonhadora é um elemento extremamente bem explorado pelo artista. As cores geralmente são bem sutis e os tons costumam ser pastéis, o que ajuda a criar esse “ar” onírico nas obras.

 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-20 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-21

Além das pinturas e ilustrações, o artista trabalha com outros meios, como por exemplo a escultura em madeira e as colagens.

Um exemplo bem legal dessa versatilidade pode ser visto nas obras em que Rafael faz com que a moldura e a tela se confundam.

rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-31 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-30

Nestes casos, as molduras deixam de ser um simples elemento decorativo e passam a ser uma extensão das obras.

É um desafio muito interessante que vai além dos moldes tradicionais da pintura, explorando os limites do bidimensional ou até do tridimensional.

rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-32 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-29

Outro trabalho bem legal que Silveira desenvolveu foi a capa do álbum “Estandarte”, da banda Skank.

A arte do disco ficou sensacional e tem a cara do artista, com elementos surreais mesclados com outros estilos.

Na verdade, essa mistura de surrealismo com barroco, art noveau, art déco e outros estilos, somada à todo o universo visual do artista, tornam seu trabalho único, moderno, híbrido e atemporal.

Rafael já expôs suas criações nos principais centros artísticos do Brasil e também em países da Europa e nos EUA. Se você quer conhecer mais sobre o trabalho do artista, se liga no perfil dele no Instagram e na fanpage do Facebook.

rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-24 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-25 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-27 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-1 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-2 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-3 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-4 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-5 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-6 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-14 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-9 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-10 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-11 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-12 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-15 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-16 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-17 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-18 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-28 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-22 rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-23rafael-silveira-pintura-oleo-e-acrilico-ilustração-molduras-surrealismo-dionisio-arte-13

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.