INTI leva as cores vibrantes da América Latina para o Mundo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Só o nome de INTI já possui uma imponência enorme, retirado do deus Inca, o deus Sol. Mas além dos nomes, o graffiti do cara também impressiona!

INTI-graffiti-chile-arte-de-rua-12

Nascido em Valparaíso, uma cidade banhada em múltiplas culturas deixadas por imigrantes que passavam por seu porto no Chile, INTI incorporou essa diversidade de sua terra natal em suas obras. Ele é um grafiteiro extremamente habilidoso e seus murais são o reflexo das cores vibrantes da América Latina somadas à energia misteriosa da época pré-colombiana.

Os temas explorados pelo artista são diversos. INTI pinta sobre mistérios, vida e morte e personagens da mitologia Inca (como Kusillo, Ekeko, entre outros), mas sempre com essa roupagem mutante, colocando elementos que parecem ser de outro mundo. Em muitos dos seus trabalhos, ele também pontua problemas sociais, políticos e globais.

Mesmo tendo passado pela escola de Bellas Artes de Viña del Mar, ele próprio não gosta de se denominar como artista, preferindo o termo grafiteiro ou simplesmente alguém que pinta paredes.

INTI-graffiti-chile-arte-de-rua-02

A partir de 2009 seu trabalho dentro do universo do graffiti se intensificou e ganhou proporções enormes, ultrapassando fronteiras.

INTI já levou sua arte para diversos países, mas possui uma ligação especial com a Bolívia. Isto pois, foi em terras bolivianas que ele encontrou a estética que utiliza atualmente nas suas criações, os ícones latino-americanos.

Mas falando mais sobre até onde ele já levou toda a sua criatividade, podemos citar diversos países que possuem murais de INTI… entre eles Suécia, Noruega, Peru, Bélgica, EUA, Eslováquia, França, Líbano, Espanha, Alemanha, Polônia, Turquia, Porto Rico, Brasil (em um mural criado em parceria com Alexis Diaz) e, claro, o Chile.

INTI-graffiti-chile-arte-de-rua-05

Na realidade, se formos analisar friamente, as pinturas do artista (sim, nós chamamos ele de artista mesmo por que o cara é fera!) refletem exatamente o que é a cultura latina. Ou seja, é uma mistura da cultura espanhola com a poderosa pré-colombiana.

Ele tem o movimento Brigada de Ramona Parra (um movimento muralista político), a crew chilena de grafiteiros DVE e os brasileiros Os Gêmeos (AQUI) como referência.

INTI-graffiti-chile-arte-de-rua-07

INTI possui uma técnica extremamente completa, sendo que ele trabalha como poucos tanto a parede, quanto o substrato por completo.

Além disso, o contraste do fundo com a figura, a passagem de tom por trás das texturas gráficas e a fluidez o movimento também são incríveis. Se a gente precisasse resumir o trabalho do artista em uma só palavra, acho que nenhuma se encaixaria melhor do que “fantástico”.

INTI-graffiti-chile-arte-de-rua-17

As cores bem saturadas são outro elemento que faz parte do que é INTI como artista. Ele próprio conta que a sua infância foi colorida e que as cores vibrantes de Valparaíso e do seu povo estão sempre presentes no seu trabalho. É como se ele estivesse levando um pedaço da América Latina para cada lugar ao redor do mundo.

Pra conhecer mais sobre o trampo fantástico de INTI, confira o seu Facebook e seu Instagram.

INTI-graffiti-chile-arte-de-rua-03INTI-graffiti-chile-arte-de-rua-13INTI-graffiti-chile-arte-de-rua-18 INTI-graffiti-chile-arte-de-rua-16 INTI-graffiti-chile-arte-de-rua-15 INTI-graffiti-chile-arte-de-rua-14 INTI-graffiti-chile-arte-de-rua-11 INTI-graffiti-chile-arte-de-rua-9 INTI-graffiti-chile-arte-de-rua-8 INTI-graffiti-chile-arte-de-rua-06

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.