Da rua para as telas, o artista alemão Tobias Kroeger, mais conhecido como TOBE, leva a alma da arte urbana para retratos fantásticos feitos com elementos como a glitchy art e mecanismos de tecnologia.
TOBE aborda temas atuais, como a sociedade moderna e o comportamento humano. O artista propõe uma discussão interessante em suas telas, onde traz à tona a mistura do ser humano com fragmentos tecnológicos.
Ali, ele exibe sua decepção com a sociedade através de pinturas que retratam a nova geração que vive na frente dos computadores e equipamentos eletrônicos.
Tobias descreve seu estilo como “Graffuturism” que, para o artista, é a combinação do graffiti com o futurismo, suas abstrações e seu dinamismo.
O Graffuturism busca uma forma de retratar esse novo ser humano do nosso século. Usando técnicas mistas da street art e da arte clássica, TOBE ainda adiciona um significado a mais às suas pinturas, mesclando o “novo” com o “velho” e todo o simbolismo que esta combinação carrega.
Através de uma paleta extremamente colorida, o artista achou um meio de expor um comportamento que, para ele, é obscuro. Ele trabalha com faixas de cores saturadíssimas tapando a face dos seus personagens, representando a manipulação e a alienação que a mídia vende e a sociedade compra.
Além das cores, TOBE enumera seus quadros e não dá nomes para suas obras, uma alusão à perda da individualidade humana e uma crítica muito inteligente em que compara sua arte à um produto produzido em série, uma mercadoria.
Mesmo repleto de cores, o mundo de TOBE é dark. Através da beleza visual, o artista critica a sociedade e, brilhantemente, alerta sobre o cuidado que devemos ter com o rumo que a humanidade está tomando.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Tobias Kroeger, não deixe de conferir seu Instagram e seu Facebook.