O artista espanhol Dino Valls é um dos nomes mais importantes da vanguarda da arte figurativa. Ele utiliza, como poucos, elementos perturbadores e, por vezes, eróticos.
Dino Valls é um pintor nascido em 1959 na cidade de Zaragoza, mas que adotou Madrid como local para residir e trabalhar desde 1988.
Seus primeiros contatos com a pintura foram na década de 70, quando ele aprendeu sozinho a pintar em óleo, mais especificamente no ano de 1975.
A pintura sempre foi sua grande paixão, mas Valls estudou e fez faculdade de Medicina, conquistando seu diploma de médico e cirurgião em 1982.
Acontece que, após se formar, ele decidiu apostar no seu amor pela arte e passou a dedicar-se em tempo integral à pintura.
Como dissemos, seu trabalho conquistou um reconhecimento enorme ao longo dos anos.
As obras de Valls possuem um estilo bem característico que o credenciaram como um dos maiores nomes da arte figurativa recente.
Ele mescla influências de técnicas do passado juntamente com seu conhecimento sobre a anatomia do corpo humano.
Isto fica bem evidenciado ao levarmos em conta seu trabalho nos anos 90, quando Valls passou a estudar o uso da têmpera de ovo, adaptando e customizando técnicas de artistas flamencos e italianos dos séculos 15, 16 e 17.
O objetivo era criar novas obras combinando a têmpera e o óleo. Ou seja, as pinturas de Valls foram elaboradas através de um método que expandiu as técnicas de gênios do passado.
Nestas criações, ele empregou técnicas figurativas de aspecto mais formal. Foi o meio encontrado para explorar a psique humana através de um quadro conceitual carregado de muito simbolismo e um profundo peso psicológico.
Um dos principais elementos que aparece na arte de Valls é a mulher nua. Aliás, este é um dos fatores que mais torna suas obras perturbadoras.
Isto pois, essa mulher é uma incógnita. Ao mesmo tempo que ela aparenta ter idade para ser sexualmente ativa, ela possui um ar vulnerável que lembra uma virgem, jovem o suficiente para ser considerada uma criança / adolescente.
Os olhos azuis apresentam-se como se ela estivesse chorado em silêncio. Os lábios, por diversas vezes aparentam estar machucados, como se a jovem amante tivesse dados beijos muito fortes e exageradamente intensos.
O corpo às vezes aparece coberto por panos, às vezes aparece nú, de uma forma bem íntima.
Ainda há algumas pinturas que trazem elementos que remetem indiretamente ao sadomasoquismo, em que a mulher aparece suspensa ou amarrada. É inegavelmente perturbador.
Um exemplo bem claro é a obra “Sigilla”, onde a mulher está ligada a cabos selados com cera, como nas cartas da era medieval.
Enfim, o trabalho de Dino Valls é incrível e o credenciou, merecidamente, como um monstro da arte figurativa.
Seu trabalho rendeu uma série de exposições de sucesso em diversas galerias da Europa e dos Estados Unidos e você pode conhecer mais sobre esse mestre acessando o perfil dele no Facebook.