Marcelo Santos Braga é um fotógrafo capixaba especialista em retratos em preto e branco, mas que deixou a sua zona de conforto após um amigo ter sofrido racismo.
O ocorrido serviu como incentivo para criação da série +Cores, onde a principal mensagem é questionar a atitude de julgar as pessoas pela aparência.
Seu ensaio conta com imagens ousadas e exclusivas, ilustradas por pessoas convidadas por Marcelo. Entre elas estão o amigo negro, um casal de lésbicas e outras pessoas, todas cobertas de tintas.
“As cores no meu trabalho tem uma influência de experimentação. Quando iniciei a carreira, eu me concentrava na fotografia preto e branco. Mas por um período, estudei bastante o trabalho do Steve McCurry e me encantei pela poesia que elas transmitem. Foi fundamental pra assumir uma linguagem de experimentação das cores na fotografia. Essa experimentação foi fundamental pra ampliar minha ‘voz’ e não me limitar a apenas uma linguagem“, revela Marcelo.
“No projeto +Cores, foi uma busca de desconstrução à partir das cores. Uma pegada mais política e social. Busquei usar as cores para chamar a atenção mesmo. Algo gritante ali. Tem cor em tudo que é canto. Foi um projeto que se construiu em etapas, até chegar a uma completa desfiguração de uma forma humana. Queria questionar com esse projeto, qual é o padrão certo de um ser humano. Na minha concepção, não há, e diariamente todos nós passamos por preconceitos e desaprovações, seja da maneira de nos vestirmos, ao tom de pele, entre outras tão absurdas – que somente quem viveu algo relacionado a isso, sabe a dor que se sente internamente.“
O resultado final é realmente incrível. Confira:
Para quem curtiu a série +Cores, o trabalho de Marcelo está em exposição na Galeria ArtShot, localizada no Shopping Morumbi, em São Paulo. Vale a pena fazer uma visita!
Vocês também podem acompanhar o trabalho de Marcelo através do Facebook e do seu site.