Celso Gitahy, um dos Pioneiros do Stencil no Brasil

LinkedIn

Quando falamos de stencil no Brasil, um dos primeiros nomes que vêm à nossa mente é o do grande artista plástico Celso Gitahy.

celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte (12)

Formado pela faculdade de Belas Artes de São Paulo, o paulista Celso Gitahy é especialista no stencil, técnica da qual foi um dos pioneiros no nosso país.

Gitahy começou a se envolver com a street art lá no começo dos anos 80, quando desenhava e escrevia com canetas bic em banheiros públicos e ônibus coletivos. A partir daí, seu trabalho foi evoluindo até que passou a se envolver com o graffiti e o stencil, as técnicas que o tornaram conhecido nacional e internacionalmente.

celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte (15)

Em suas criações, o artista procura transparecer a inspiração que tira da rotina e da vida caótica nas grandes cidades, o que pode ser visto na exposição Em Trânsito, que aconteceu em 2015.

Aqui, Celso apresentou diversas obras das mais variadas formas. Foram pinturas, instalações e objetos que estavam alinhados com o tema central da exposição.

celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte EM TRANSITO (1) celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte EM TRANSITO (2) celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte EM TRANSITO (1)

Outro projeto do artista que a gente curtiu demais foi o Pet Machine, de 2009. Além do Brasil, esta expo passou também por outros países, como por exemplo a Austrália.

O objetivo desta mostra era evidenciar a obsessão do ser humano pelas máquinas em detrimento ao ser vivo, o que chega a ser algo insano. Vale ressaltar que, apesar de Pet Machine ter suas origens 8 anos atrás, o tema está mais atual do que nunca. Ousamos dizer até que ele é mais atual hoje do que na época em que a ideia foi concebida.

celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte pet machine (2) celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte pet machine (1)

Celso procurou expressar a banalização da vida evidenciada pelo desrespeito dos homens com a fauna. Para isso, retratou genialmente diversos animais com seu corpo natural, mas com suas cabeças substituídas por peças de máquinas.

Entre os bichos que ele trabalhou estavam o cachorro, o pássaro, o golfinho, o macaco, o tigre, o lagarto, o canguru e o diabo da Tasmânia. Tudo isso foi feito em stencil em tons de preto, branco e cinza, mas com toques de outras cores.

celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte pet machine (3)celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte (8)

Outro marco da carreira de Celso Gitahy (e da street art no Brasil) foi o lançamento do livro “O que é Graffiti”, publicado pela editora Brasiliense em 1999.

Nesta obra, o artista retratou sua vivência com o graffiti e o stencil, além de também permear outras formas de arte como desenhos, pinturas, colagens, instalações e produção de textos.

celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte livro o-que-e-graffiti-col-primeiros-passos

Sobre o livro, separamos uma citação bem legal do próprio Celso que resume bem o espírito do projeto:

“O graffitar que se difunde da forma intensa nos centros urbanos é uma forma de expressão artística e humana. É impossível dissociá-la do princípio da liberdade de expressão. Tem como suporte para sua realização não somente o muro, mas a cidade como um todo. Postes, calçadas e viadutos são preenchidos por enigmáticas imagens, muitas vezes repetidas à exaustão, característica herdada do pop art. São posturas diferentes, com resultados plásticos diferentes. O graffiti aceita dialogar com a cidade de forma interativa, tanto que ao deixar o número do telefone assinalado, fica cara a cara com o proprietário do espaço. Talvez, um dia, todo centro urbano, apesar de caótico, possa se tornar uma grande galeria de arte a céu aberto.”

celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte (2) celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte (3) celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte (10)celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte (9)

Enfim, durante toda a sua carreira, o artista sempre procurou mostrar o reflexo social do povo através da sua arte. Se focarmos no Brasil, veremos claramente que ele retrata um povo oprimido e que é constantemente desrespeitado sendo privado de direitos básicos que qualquer ser humano deveria ter acesso, como a falta de trabalho e de habitação, a saúde, a educação, a cultura e o lazer.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Celso Gitahy ao longo dessas 3 décadas em que se consolidou como um dos pioneiros do stencil no Brasil, acompanhe-o no Instagram, Facebook e Flickr.

celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte (1) celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte (4) celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte (5) celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte (6) celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte (7) celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte (14) celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte (11)celso gitahy stencil graffiti sp dionisio arte (13)

LinkedIn

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.