Desde o começo dos anos 90, Retna vem consolidando sua carreira como um dos maiores nomes do grafite mundial. Ele é uma referência da street art de Los Angeles e seu trabalho ilumina a alma urbana cinética da cidade.
Por falar em Los Angeles, foi lá que Marquis Lewis (seu nome de batismo) nasceu e cresceu. Ele é um artista com estilo contemporâneo que se tornou um ícone do grafite, a sua especialidade.
O nome Retna, por si só, evoca o poder atemporal, os movimentos e as vibrações visuais por trás do seu trabalho.
Ele mescla grafite como fotografia e pintura, tempo com cor, costura com a cultura das ruas, o espiritual com o sensual e a fluidez com o cascalho.
Retna desenvolveu um estilo bem particular, criando um roteiro distintivo marcante, caracterizado por ser derivado da Blackletter, hieróglifos egípcios e caligrafia árabe e hebraica.
Além de todos esses elementos bem inusitados, podemos somar também à street art que faz parte da identidade de suas obras.
Como pudemos ver, as influências do cara são bem ecléticas. Na verdade, analisando mais profundamente o seu trabalho, podemos identificar associações que se referem à manuscritos iluminados, figuras da época do Renascentismo, arquitetura e decoração religiosa.
De acordo com o próprio Retna, algumas referências históricas também servem como base para seu trabalho, como por exemplo Degas, Klimt, Basquiat, Haring e o movimento Art Nouveau.
Falando especificamente sobre grafite, o artista cita Saber, David Choe, entre outros nomes como influências.
Suas criações estão espalhadas pelas ruas e galerias de diversos lugares do mundo como Los Angeles, Miami, Londres, Hong Kong e Nova York.
Sua técnica de pintura é ornamentada como seu estilo atemporal que já mencionamos. E podemos afirmar isso, pois é comum ver Retna trabalhando com pincéis misturados à latas de spray tradicionais.
O fato é que muitas de suas criações refletem o limite entre o que é arte clássica e grafite, entre o que é tradição e o que é progresso, entre o que é passado e o que é futuro.
Mas o trabalho do cara também se estende à publicidade e à um lado mais comercial. O seu talento chamou a atenção de diversas marcas que o contrataram para campanhas publicitárias e projetos super interessantes.
Alguns exemplos de empresas que já trabalharam com Retna são a companhia aérea VistaJet, a marca de material esportivo Nike e a marca de luxo Louis Vuitton.
Inclusive, a parceria com a Louis Vuitton se tornou um case muito legal. Era um projeto que envolvia outros artistas especializados em grafite, inclusive os brasileiros Os Gêmeos.
O resultado final foram alguns cachecóis especiais desenvolvidos pela marca inspirados na arte dos caras. Simplesmente animal!
Outro mercado em que Retna também se aventurou é o da indústria da música. Em 2015, ele foi o responsável por criar uma das capas mais legais do ano.
O artista elaborou a capa do álbum “Purpose” do cantor pop Justin Bieber. A identidade de Retna está super presente no disco… basta bater o olho para saber que se trata de uma criação dele.
E pra conhecer melhor e mais detalhadamente o trabalho do cara, sigam Retna no Instagram. Sempre rolam trabalhos novos insanos por lá.