Fotógrafo, diretor de arte, músico, criador. Essas são algumas das facetas de um artista multi desenvolvido e que vem ganhando bastante reconhecimento não só no Brasil, mas também no mundão afora. Este é Fernando Schlaepfer!
Como todos nós, Schlaepfer tinha uma série de hobbies quando adolescente, mas um deles se sobressaiu. Ao fotografar seus amigos andando de skate pelas ruas, monumentos e parques, ele deu seus primeiros passos no que se tornaria sua profissão. Naquele tempo, quando tinha mais ou menos 15 anos, ele registrava e estruturava as imagens sem imaginar (ou talvez já imaginando) que tinha um futuro brilhante pela frente.
Foi a partir dessas experiências que ele descobriu o seu dom e chegou à conclusão que seria possível conseguir algo a mais através da fotografia.
Ainda na adolescência, mais precisamente nos tempos de colégio, Fernando Schlaepfer acabou se infiltrando no cenário das bandas de hardcore e punk da época. Lá, ele acompanhava o trampo dos músicos e registrava os shows em imagens.
Inclusive, este foi o pontapé inicial para que ele começasse a acompanhar algumas dessas bandas pelo Brasil, sendo o fotógrafo oficial das turnês. Quando acabou o colégio, ele chegou, inclusive, a participar de algumas tours internacionais.
Porém, foi durante o período que cursou comunicação visual na faculdade que ele teve a sua primeira experiência profissional mais formal ao trabalhar em uma das maiores agências de comunicação do país.
Nesse período, Schlaepfer se destacou especialmente atuando mais focado no segmento da moda. Ele fotografou diversos looks de modelos, catálogos e editou imagens para uma série de marcas consagradas no mercado.
Paralelamente ao trabalho na agência, ele também sempre manteve seus projetos pessoais ativos, inclusive tendo alguns de seus trabalhos publicados em veículos de comunicação brasileiros e internacionais super importantes
Entre eles, podemos citar o The New York Times, O Globo, Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, Vogue, Marie Claire, Rolling Stone, Trip, TPM, Playboy, Vice, Noize, Void, VIP, Capricho, Vogue Nederland, Skate and Annoy e Allextreme.
Além da fotografia, Fernando é um apaixonado pela música. Essa paixão segue-o até os dias de hoje e fez com que, em paralelo ao seu trampo “principal” ele também se tornasse DJ. Inclusive, ele já viveu algumas experiências muito legais nessa área, como por exemplo ao ter a oportunidade de tocar em festivais conhecidos no mundo todo, como Rock in Rio e Burning Man.
Fora isso, o cara também é residente de clubes em São Paulo e no Rio de Janeiro e toca em diversas festas em todo o Brasil.
Bom, voltando para a fotografia, foi a quase uma década que ele criou aquele que talvez seja o seu maior legado, o sensacional I Hate Flash. O projeto surgiu em parceria com amigos da faculdade e hoje já conta com mais de 30 fotógrafos profissionais que registram o modo como enxergam seus rolês, além de cobrirem grandes eventos e festivais. Quem curte foto, precisa conhecer!
Por último, não tem como a gente não destacar o #365nus, um projeto mais recente do cara, de 2015, mas que também é incrível e rendeu imagens espetaculares.
Finalizado em 2016, o #365nus teve como base a ideia de fotografar pessoas nuas, sendo uma por dia, durante 365 dias. O projeto foi um sucesso absoluto e as fotos ficaram simplesmente animais, englobando diversos contextos, cenários e atmosferas!
Aliás, como um todo, o trampo do Fernando Schlaepfer é cabuloso! Difícil encontrar alguma foto dele que a gente bata o olho e não curta. Para conferir mais sobre o fotógrafo, siga o cara no Behance, Facebook, Instagram e Twitter.