6 Décadas e 1 ano de Akira Toriyama

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Nascido no dia 5 de Abril em Nagoia no Japão, Akira Toriyama é o autor de grandes séries como “Drangon Ball”, “Dr. Slump” dentre várias outras de bastante sucesso ao redor do mundo.

Akira-toriyama-manga-artista-dionisio-arte-13

Sua carreira se iniciou no final da década de 70 com a publicação da história “Wonder Island” na Weekly Shonen Jump (Shonen é um estilo de mangá direcionado para o público jovem masculino e é a forma mais popular existente de mangá no Japão e no mundo).

Dois anos depois, Akira conquistou notoriedade e fama com “Dr. Slump”, que tinha publicações semanais e rendeu 18 volumes encadernados durante 4 anos seguidos. Posteriormente, acabou se tornando um anime (o primeiro baseado na obra de Toriyama).

Akira-toriyama-manga-artista-dionisio-arte-04

Akira-toriyama-manga-artista-dionisio-arte-11

Logo após o seu primeiro trabalho de destaque, a sua maior e mais conhecida obra foi lançada, a série “Dragon Ball”, considerada um dos eixos para o que é conhecido como “a Era de Ouro” da Shonen Jump.

O sucesso da série fez com que Akira trabalhasse de 84 a 95 com “Dragon Ball”, onde foram produzidos 42 volumes, que continham uma média de 200 páginas cada um, totalizando quase 10.000 páginas durante toda a trama.

A obra retrata a história de Son Goku, um menino com cauda de macaco que morava nas montanhas e é encontrado um dia pela jovem Bulma, que descobre que ele possui uma esfera do dragão.

Juntos, eles partem para encontrar as outras seis esferas mágicas, que segundo a lenda, ao serem reunidas, podem invocar Shen Long, um dragão místico capaz de realizar desejos. A história se estende por décadas, e cada vez que um novo inimigo surge, Goku o enfrenta zelando pela segurança da Terra.

Akira-toriyama-manga-artista-dionisio-arte-07

Akira-toriyama-manga-artista-dionisio-arte-06

O sucesso de Dragon Ball fez com que ele fosse produzido em animes, filmes e jogos de vídeo game. Isto sem falar em uma mega indústria de merchandising por trás do projeto.

O que poucos sabem é que, durante a década de 90, Akira produziu um mangá em homenagem ao piloto Ayrton Senna.

Na época em que o piloto brasileiro teve seu primeiro título mundial, a montadora japonesa Honda fornecia os motores à McLaren (equipe de Senna na época), fazendo com que Ayrton se tornasse um ídolo no Japão.

Akira-toriyama-manga-artista-dionisio-arte-15

Essa idolatria se tornou ainda maior quando a revista Shonen Jump (a qual Akira trabalhava) patrocinou a McLaren na Fórmula 1 e o brasileiro se tornou tricampeão, com os títulos nos anos de 88, 90 e 91.

Não demorou muito para que Ayrton Senna se transformasse no protagonista de pelo menos três histórias na publicação semanal, feitas pelos mangakas famosos da época.

Como Dragon Ball era publicada na revista e era a que mais fazia sucesso na época, Akira desenhou Ayrton ao lado dos personagens da saga.

Akira-toriyama-manga-artista-dionisio-arte-05 Akira-toriyama-manga-artista-dionisio-arte-02

O autor não se destacava apenas por suas grandes séries de sucesso, sendo que o seu traço era simples porém marcante.

Estes fatores o levaram a trabalhar também projetando personagens para a famosa série de jogos “Dragon Quest” e para o RPG “Chrono Trigger”, da Nintendo (para Super Nintendo).

Estes trabalhos consagraram Akira como um dos maiores designers de personagens do mundo.

Akira-toriyama-manga-artista-dionisio-arte-03 Akira-toriyama-manga-artista-dionisio-arte-08 Akira-toriyama-manga-artista-dionisio-arte-09

Seu trabalho mais recente foi para o game RPG “Blue Dragon”, lançado para Xbox 360 e dirigido pelo aclamado ex-diretor da série “Final Fantasy”, Hironobu Sakaguchi (com quem Akira já havia trabalhado anteriormente em “Chrono Trigger”).

Akira-toriyama-manga-artista-dionisio-arte-14 Akira-toriyama-manga-artista-dionisio-arte-16 Akira-toriyama-manga-artista-dionisio-arte-17  Akira-toriyama-manga-artista-dionisio-arte-01

Akira-toriyama-manga-artista-dionisio-arte-12

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.